História do Seguro
Você sabe como ele surgiu? A história do seguro é muito mais antiga do que você imagina.
Frequentemente ouvimos falar de alguém que por algum motivo, precisou utilizar o seguro do automóvel, casa, empresa ou até mesmo de vida. Mas você sabe exatamente o motivo do seguro existir e como ele surgiu?
Há centenas de anos atrás, por volta do século XIII a.C., comerciantes da Babilônia que cruzavam os desertos em grandes viagens, realizavam uma espécie de rateio quando um camelo era perdido diminuindo assim os custos da viagem.
Também na Babilônia, o Código de Hamurabi já previa essa parceria entre mercadores que possuíam diferentes tipos de bens e produtos. Ou seja, os primeiros contratos de seguros datam de 1600 anos antes de Cristo!
Esse acordos tornavam as viagens muito mais tranquilas e baratas, pois os custos de problemas relacionados a danos com os bens eram divididos igualmente entre os comerciantes que os transportavam.
Em 1347 foi elaborada a primeira apólice de seguros, envolvendo embarcações. Com o início das grandes navegações, o seguro foi evoluindo e novas modalidades surgindo.
O início do seguro no Brasil
No Brasil, a primeira sociedade de seguros foi a “Companhia de Seguros Boa Fé” que teve sua inauguração em fevereiro de 1808, mesmo ano da chegada de Dom João XI em terras brasileiras.
Na metade deste século, outras seguradoras foram surgindo, atuando nos segmentos de seguros terrestres e de vida.
Muita coisa mudou ao longo do tempo, até chegarmos às formas de seguro atuais, muito mais amplos e oferecidos por diversas companhias de seguros. Hoje em dia você pode, por exemplo, contratar um seguro para sua família ou para seus bens pessoais.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem dos seguros e os motivos de terem sido criados, ficou interessado em contratar algum tipo de seguro? A Ecosistema te ajuda a decidir quais companhias seguradoras oferecem as melhores condições para você ficar sempre tranquilo.
Tem alguma dúvida ou sugestão de conteúdo? Deixe nos comentários!